TÉCNICA DELPHI: IDENTIFICANDO AS COMPETÊNCIAS GERAIS DO MÉDICO E DO ENFERMEIRO QUE ATUAM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE.

Revista (edição): Rev.Esc.Enf.USP. v.33, n.3. p. 207- 16. Set. 1999 – Ciências Sociais Aplicadas

Autores do artigo: Roseli Ferreira da Silva, Oswaldo Yoshimi Tanaka

Fichado por: Holbein Oliveira de Menezes Filho – Tuma: 2012.1

1 – Tema: Competência profissional. Cuidados primários de saúde.

2 – Objetivo principal e objetivos intermediários da pesquisa objeto do artigo:

1 – Objetivo principal: Identificar as competências gerais do médico e do enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde em Marília, estado de São Paulo.

2 – Objetivos intermediários:

  • Sugerir aos planejadores curriculares e docentes envolvidos no planejamento da formação do profissional da saúde, as competências necessárias ao processo formação de médicos e enfermeiros;
  • Estabelecer publicamente o que os membros de uma profissão estão habilitados a fazer e o que o público pode esperar deles;

3 – Relação entre o tema escolhido e o artigo:

             O método Delphi é um método sistemático e interativo de estimativa que se baseia na experiência independente de vários especialistas. Os especialistas são cuidadosamente selecionados pela sua experiência e respondem a um questionário em um ou mais ciclos. Após cada ciclo, um facilitador provê um sumário anônimo das estimativas de cada especialista no ciclo, bem como as razões sobre as quais cada um baseou sua estimativa. Os especialistas são então encorajados a revisar suas estimativas anteriores com base nas opiniões dos demais participantes. Busca-se durante este processo que ocorra uma convergência das estimativas para o que seja a “resposta” correta. Finalmente, o processo é encerrado com base em um critério predefinido de finalização (ou seja, um número de ciclos ou de atingimento do consenso, ou estabilidade de resultados) quando a média ou mediana do ciclo final estabelece o resultado final (Wikipédia, acessado em 20/05/2012 AS 16:07).

No artigo, os autores buscaram identificar a utilização de competência no campo da educação como um componente chave quando se desenha um currículo, numa proposta de ensino, na educação continuada e na avaliação. Competência integrada ou holística liga os atributos gerais (conhecimento, atitudes e habilidades) ao contexto no qual estes atributos serão empregados. A noção de competência é relacional, ela aborda as habilidades do indivíduo e as tarefas que são necessárias numa determinada situação.

A técnica Delphi foi utilizada neste estudo para estabelecer as competências gerais requeridas para o médico e para o enfermeiro que atuam em atenção primária de saúde. O estudo se constituiu primeiramente na parte preparatória, quando foi elaborada uma listagem inicial que servisse de subsídio ao início da aplicação da técnica Delphi, e na parte da identificação das congruências, como preconizada pela técnica Delphi.

Estas respostas foram editadas exatamente como cada um respondeu, gerando assim uma lista de 62 sugestões de competências, muitas das quais eram iguais ou semelhantes.

Após a primeira parte, foi submetido aos mesmos participantes a lista contendo as 62 competências geradas por eles na primeira etapa, os quais podiam identificar suas próprias respostas. Assim, foi solicitado aos participantes que lessem esta lista das competências e que reconsiderassem sua resposta frente aos resultados contidos nela, selecionando a competências. Desta segunda interação resultou outra lista contendo 86 competências, aumentando ainda mais a semelhança e igualdade entre as competências.

As 86 competências identificadas na 2ª parte preparatória, foram compiladas, sintetizadas e categorizadas para evitar duplicação e facilitar a compreensão dos participantes do painel Delphi. A categorização resultou em 8 competências gerais, que compuseram o questionário para a aplicação da técnica Delphi.

Para as 8 competências listadas foi solicitado a cada participante que atribuísse um valor de acordo com sua concordância ao enunciado. A escala utilizada foi a de Likert, cuja pontuação estabelecida foi de 1 a 5 (discorda totalmente – concorda totalmente).

Dos 60 questionários enviados 32 (53%) foram devolvidos. A devolução do questionário foi diferente de acordo com cada categoria profissional, sendo que a devolução foi realizada por 10 (76.92%) dos enfermeiros e por 22 (46,80%) dos médicos. Para análise dos dados foram aplicados testes estatísticos baseados na média, desvio padrão, t-test. Essa análise foi realizada pelo programa estatístico SPSS (Statistical Package for  the Social Sciences).

Foram classificadas as porcentagens das competências em: i) comunicação; ii) orientada à comunidade; iii) trabalho em equipe; iv) habilidade para resolver problemas; v) habilidade educacional; vi) valores profissionais; vii) habilidade de tomar decisões; viii) habilidade em gerência.

Competências, tais como os valores profissionais, trabalho em equipe, comunicação e orientada à comunidade mostraram ter maior concordância entre os profissionais do que as competências como resolução de problemas, habilidade educacionais, tomada de decisão e  habilidade em gerência.

 4 – Questões:

 1 – Até que ponto o resultado obtido pela pesquisa pode sido influenciado pela cultura comungada pelo grupo pesquisado, tendo em vista que todos os participantes fazem parte da mesma instituição?

2 – Qual seria a influencia da monodisciplinaridade no resultado nas conclusões da pesquisa?

3 – A ausência de questões secundaria e sugestão para novas analise poderiam ser uma demonstração de falta de profundidade no escopo da pesquisa?

Sobre holbeinmenezes

GRADUADO EM ENGENHARIA OPERACIONAL, PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA ECONÔMICA, MBA EM GESTÃO PARA QUALIDADE TOTAL E MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO
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