EMPREGADOS SÃO FONTE DE ÍDEIAS DA BOEING

Resenha crítica sobre o texto publicado no VALOR ECONÔMICO (09/02/2012)

Por Holbein Menezes

O autor descreve a ambição da empresa Boeing Co. em elevar a produção do seu Avião campeão de vendas, modelo 737, e a estratégia de recorrer ao conhecimento dos colaboradores para encontrar meios de agilizar a montagem deste modelo, conseqüentemente, aumentando sua produção e diminuindo os custos de produção sem a necessidade de investimentos em expansão da fabrica.

Ao citar o exemplo do projeto do engenheiro Jay Dohrmann, ao criar capas para proteger os pneus da aeronave durante a fase de montagem, o autor mostra objetivamente que ações simples oriundas do chão de fabrica podem gerar grandes reduções de custo advindas exclusivamente da capacidade de observação dos seus funcionários.

Todavia, o não está explicito, mas pode ser concluído, é que o capital intelectual latente no grupo de colaboradores é seguramente um valor da cultura desta companhia, e também o suporte deste processo, e que no momento que foi aliado a uma estratégia de operações baseadas em conceitos de qualidade total, resultou em projetos de grande impacto na redução de custos com baixo nível de investimento.

Esta capacidade de geração de riqueza vinda do chão de fabrica requer, em principio, uma grande habilidade da gerencia em escutar seus colaboradores, e, conforme mencionado, através de grupos de trabalho, direcionar este vetor gerador de idéias em projetos, com escopo definido e expectativa de resultado.

Outro ponto que não está explicito e que também pode ser presumido é que por traz desta estratégia deverá haver um modelo muito bem desenhado de política de remuneração variável, estimulando deste modo um fluxo continuo de idéias e projetos.

Sobre holbeinmenezes

GRADUADO EM ENGENHARIA OPERACIONAL, PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA ECONÔMICA, MBA EM GESTÃO PARA QUALIDADE TOTAL E MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO
Esse post foi publicado em GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGISTICA. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s