A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA: UM MODELO DE NEGÓCIO EM QUESTÃO. (2004)

Das crises institucionais do inicio deste novo milênio a
indústria fonográfica tem sido protagonista de uma das maiores.
Crise que tem estimulado discussões de caráter ético e filosófico
não só a respeito da concorrência desleal dos discos piratas como
também, nos paises mais ricos, discussões em torno da distribuição
da música pela Internet via os sistemas de trocas de conteúdos
“Peer-to-Peer”.

Neste livro, analisam-se questões referentes às práticas do
negócio fonográfico no Brasil, certos procedimentos adotados por
empresas multinacionais e suas respectivas cadeias de valores,
assim também as estratégias de divulgação dos produtos. Tais
práticas colocam a indústria do entretenimento e os direitos
autorais no centro da discussão, e, via de conseqüência expõe, sob
um prisma histórico, a visão do filósofo austríaco, Theodor W.
Adorno, com respeito à indústria cultural.
O tema é atual e amplo, o que nos leva à discussão do papel
dos selos independentes, os quais, sem acesso aos meios de
comunicação passam a trabalhar à margem do mercado. Nessas
condições, os selos independentes acabam desempenhando o papel
de incubadores de novos produtos a serviço das multinacionais da
música.

Concluí-se o estudo identificando, nos termos do modelo de
ciclos de Shumpeter, as causas das transformações na indústria
fonográfica. Analisa-se também, utilizando-se como arcabouço de
análise os conceitos de inovação de ruptura proposto por Clayton
Christensen, a ruptura do modelo de negócio dessa indústria,
ruptura representada pela emergência da troca de arquivos.
Este trabalho procura, assim, contribuir com o entendimento
de um fenômeno complexo, resultado de transformações relevantes
no modelo de negócio de uma indústria fortemente afetada pelas
tecnologias da informação.

Sobre holbeinmenezes

GRADUADO EM ENGENHARIA OPERACIONAL, PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA ECONÔMICA, MBA EM GESTÃO PARA QUALIDADE TOTAL E MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO
Esse post foi publicado em A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA: UM MODELO DE NEGÓCIO EM QUESTÃO.. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s